Falha em subestação da Cemig deixa 35 cidades sem energia no Sul de Minas

  • 03/07/2025
(Foto: Reprodução)
As causas da ocorrência serão apuradas e consolidadas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). Falha em subestação da Cemig deixa 35 cidades sem energia no Sul de Minas Pelo menos 35 municípios do Sul de Minas ficaram temporariamente sem energia elétrica na noite de quarta-feira (2). Segundo a Cemig Distribuição, o problema aconteceu na Subestação de Transmissão Itajubá 3 e causou a interrupção do fornecimento em várias cidades da região. 📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp Entre as cidades com relatos de falta de energia estão Itajubá, Pouso Alegre, São Sebastião da Bela Vista, Piranguinho, Wenceslau Braz, São Lourenço, Santa Rita do Sapucaí. O serviço foi interrompido por volta de 19h25. De acordo com a companhia, mais de 60% dos clientes afetados tiveram o serviço normalizado em até 4 minutos. Já para os demais consumidores, o restabelecimento completo foi concluído em até 59 minutos. A Cemig informou ainda que as causas da falha serão apuradas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). O g1 entrou em contato com a Cemig para saber quantos clientes e quais cidades foram afetadas, mas não obteve retorno até a última atualização. A reportagem também tenta contato com o ONS para ter mais detalhes sobre a apuração da falha. Pouso Alegre (MG) foi afetada pela falta de energia na noite de quarta-feira, 2 de julho Daniele Peixoto/EPTV Ressarcimento de danos elétricos Quando ocorre um pico de energia, seja pela oscilação da tensão ou pelo retorno da energia após uma interrupção, os aparelhos eletroeletrônicos podem queimar. Caso ocorra esse dano elétrico ao equipamento instalado em unidade consumidora do Grupo B, o consumidor tem o direito de solicitar o conserto ou substituição do equipamento danificado, ou ainda no pagamento do valor equivalente para o próprio consumidor fazê-lo. A solicitação de ressarcimento pode ser cadastrada através do Cemig Atende Web, fale com a Cemig 116 ou agência/posto de atendimento mais próxima. O cliente tem até 5 anos, a contar da data provável da ocorrência do dano elétrico no equipamento, para solicitar o ressarcimento. Devendo informar: CPF/CNPJ e um documento oficial com foto; Número da instalação onde ocorreu o fato (disponível na fatura de energia); Data e horário provável da ocorrência do dano; Relato do problema apresentado pelo equipamento; Relação com descrição e características gerais do(s) equipamento(s) danificado(s), tais como marca e modelo, etc. A distribuidora deve informar ao consumidor o resultado da solicitação de ressarcimento em até 15 dias, para solicitação de ressarcimento feita em até 90 dias da data provável da ocorrência do dano elétrico; ou em até 30 dias, para solicitação de ressarcimento feita com mais de 90 dias da data provável da ocorrência do dano elétrico. A contagem dos prazos se dá a partir da data da verificação ou, na falta desta, a partir da data da solicitação de ressarcimento. O que disse o ONS O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou que nesta quarta-feira, 2/7, às 19h24, houve o desligamento do transformador TR-2 500/138 kV da SE Itajubá 3, com interrupção de carga de 267 MW da CEMIG Distribuição. Imediatamente ONS e o agente atuaram para o restabelecimento da carga, que foi totalmente normalizada às 20h25. Ainda segundo o ONS, as causas ainda estão sendo apuradas junto aos agentes. Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

FONTE: https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2025/07/03/apagao-no-sul-de-minas-falha-em-subestacao-da-cemig-deixa-cidades-sem-energia.ghtml


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