Projeto de lei que garante meia-entrada a professores da educação básica em BH é aprovado em 2º turno
12/09/2025
(Foto: Reprodução) Professores da educação básica poderão ter direito à meia-entrada em BH; projeto segue para sanção do prefeito.
Reprodução/SME
O projeto de lei que garante meia-entrada para professores da educação básica em eventos culturais e esportivos realizados em Belo Horizonte, foi aprovado por 35 votos a favor, nesta quinta-feira (11).
O projeto de lei de autoria do vereador Helton Júnior (PSD) propõe que benefício seja válido para professores das redes pública e privada. Eles vão ter que apresentar documento de identificação com foto, registro como professor em instituição reconhecida e comprovação atualizada de exercício da profissão.
O projeto não gera novas despesas para os setores econômicos, pois apenas inclui os professores dentro do limite de 40% de ingressos com meia-entrada já previsto pela Lei Federal.
Durante a votação, a vereadora Fernanda Pereira Altoé (Novo) votou contra a proposta. Segundo a parlamentar, o benefício não amplia o acesso à cultura. Ela também apresentou um estudo onde aponta que o aumento da meia-entrada eleva o preço médio dos ingressos, tornando a política pública ineficaz.
Agora o projeto de lei segue para sanção ou veto do prefeito Álvaro Damião. O g1 entrou em contato com a Prefeitura de Belo Horizonte e aguarda retorno.
O vídeo abaixo mostra a aprovação de projeto de lei que garante meia-entrada a professores, no estado do Espírito Santo. Não há uma lei federal que regulamente o direito em todo o país.
Lei da meia-entrada para professores do ES está valendo desde dezembro
Vídeos mais vistos no g1 Minas